"Passar das palavras aos atos é tudo uma questão de atitude!"

ENGANANDO A SI MESMO

“...E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui... Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões... Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro...”

Atos 26:11;14 e 16

Pior que o engano é o engano de si mesmo. Priorizar o menos importante e desvalorizar o essencial para a vida.
O engano de si mesmo acontece quando se é atraído pela vontade humana e a vontade de Deus é deixada de lado. O autoengano é o ato de mentir para si mesmo. A mentira acaba se transformando em verdade confiável quando se acredita muito nela. Avaliação errada de si mesmo, pensar ser melhor que os outros; criar certeza que não deveria ter, pensar que conhece melhor do que ninguém a vontade de Deus; pensa que não faz nada de muito errado, portanto, não tem porque temer desagradar a Deus.
E como a vontade de Deus deve prevalecer, essa pessoa pensa estar justificada ao empregar qualquer meio, até a violência, para conseguir isso. Um bom exemplo se deu com o apóstolo Paulo, antes dele se converter ao cristianismo. Ele foi um dos líderes de uma terrível perseguição movida aos cristãos, que resultou na morte de diversas pessoas. Paulo agiu dessa forma por entender que os cristãos representavam perigo para a fé verdadeira por serem hereges.
Lutar contra o autoengano é difícil. É um exercício diário.
Somente com a ajuda do Espírito Santo é possível vencer. 

Flavia Bessoni

Nenhum comentário: