"Passar das palavras aos atos é tudo uma questão de atitude!"

Bartimeu
O CEGO INCONFORMADO
COM A MALDIÇÃO DA CEGUEIRA



Texto Bíblico: Mc 10:46-52


Ao estudarmos o Evangelho do Senhor Jesus, na visão de Marcos, exposta no Capítulo 10:46-52, terceiro ano ministerial de Jesus, cerca de dez dias antes do Calvário, encontramos o Salvador adentrando no terrível vale de Bartimeu, arrancando-o de uma incomoda e humilhante deficiência física.
Bartimeu, ao manifestar-se aos gritos e brados, face à presença de Jesus na Jericó do pessoal dos herodes, mostrava-o literalmente inconformado com a cegueira física que o dominava. Queiramos ou não, a cegueira física é tão neutralizante quanto uma paralisia..... Expõe o cego a 24 horas de densas trevas todos os dias, meses e anos. O comportamento prático de Bartimeu, porém, ao deparar-se com o fator Jesus Cristo dentro da Cidade de Jericó, libera-nos profundo ensinamento espiritual.

Primeiro: A cegueira de Bartimeu o impedia de ver o filho de Maria – A visão espiritual desse moço, no entanto, lhe mostrou “O Filho de Davi”, ou seja, o mais ilustre descendente de Davi! Ele viu o Messias! Viu o Rei dos Judeus! Viu o mais ilustre ancestral da Tribo de Judá! ENFIM, Bartimeu viu o Filho de Deus na terra! Ele viu o Filho Rei – O Filho Monarca – O Rei dos reis e o Senhor dos senhores!

Segundo: A cegueira física o fazia pedir esmolas – A visão espiritual, ao contrário, o fez clamar: “Filho de Davi” (ISTO É, REI DOS JUDEUS), tem misericórdia de mim!! BARTIMEU, de forma sobrenatural, tomou conhecimento de que a graça da misericórdia e todas as suas imensas riquezas encontravam-se Naquele Homem chamado Jesus!

Terceiro: O cativeiro da cegueira física o colocava assentado à beira de um caminho com um prato de esmolas na mão – A visão espiritual dele, no entanto, o colocou de pé (LEVANTA-TE, ELE TE CHAMA – Ele levantou-se e foi ter com o Senhor Jesus!).

Epílogo: Aprouve a Deus que, a muitos crentes (PASTORES, OBREIROS, PREGADORES, ENSINADORES, DIRIGENTES, ETC), cegos pelo amor ao dinheiro, à ganância, ETC., se manifeste uma grande visão espiritual.
Enom

Um comentário:

Ronaldo Fiel testemunha disse...

Maravilhas irmao Muito profundo