"Passar das palavras aos atos é tudo uma questão de atitude!"

Como Saldar Benefícios Divinos?

(Salmos 116:12) - Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?
(Salmos 116:13) - Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.
(Salmos 116:14) - Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo.

O salmista estava passando por um momento terrível, face a face com a morte. Além disso ele estava angustiado, sofrendo ataques demoníacos, com seu coração apertado e triste. (Salmo 116.3), porém quando ele invocou ao Senhor, obteve livramento e vitória. Aleluuuuuuuuia!

Após tão maravilhosa providência, o salmista pensou em retribuir a Deus. Apesar de não ter como retribuir, ele pensou em algo que agradaria a Deus, e que ele pudesse fazer, para denotar a sua gratidão por Deus. Afinal, Ele é o dono do ouro e da prata. Então, ir a esse Deus presenteando-LHE com ouro e prata, como!? É preciso mais que ouro e prata. É preciso mais que riquezas..... O Salmista, orientado pelo Espírito Santo, pensou no máximo capaz de agradar a Deus: ADORÁ-LO COM AÇÃO DE GRAÇAS. Sim! É tudo que Deus deseja que um filho Seu faça diante Dele: O Criador, O Redentor: UM CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS. Caro leitor, o que tens oferecido a Deus pelas imensas bênçãos alcançadas??? A benção da vida, a benção de poder servi-LO com saúde, a benção da família, a benção dos filhos, a benção da alimentação, a benção de poder viver em tempos de desemprego e crises sem precedentes na terra???? O que tens oferecido a Deus????

A pergunta do salmista é algo que todo cristão deve responder, “individualmente”. As bênçãos do Senhor não têm preço, não temos como pagar com dinheiro. A única coisa que podemos oferecer a Deus é devoção e gratidão.

No Salmo 116, o escritor cita algumas coisas que podemos oferecer como oferta de gratidão a Deus por tantos benefícios que Ele nos tem dado.


1. Tomarei o cálice da salvação...
(Salmos 116:13a)

A melhor maneira de demonstrar a gratidão e devoção a Deus, é entregar a vida a Ele. Tomar o cálice da salvação, é aceitá-lo como Senhor e Salvador. Os benefícios são para nós, mas Ele se alegra em nos salvar.

Há uma festa no céu, quando um pecador se arrepende (Lc 15.7)


2. Invocarei o nome do SENHOR.
(Salmos 116:13b)

Deus se sente honrado quando buscamos cada vez mais a sua face. Ele está pronto a nos responder (Jr 33.3).

Uma forma de prestar devoção a Deus, é buscar a sua face. Deus não gosta de ser ignorado, deixado de lado. Isso e´característica de pai. Deve existir uma comunhão de filho para pai, entre você e Deus.

3. Pagarei os meus votos ao SENHOR, agora, na presença de todo o seu povo. (Salmos 116:14)

Outra forma de prestar gratidão a Deus é ser crente compromissado. Há várias maneiras de pagar os votos, diante do Senhor:

Se você tem um compromisso com a casa de Deus, cumpra-o.

Se você prometeu evangelizar, visitar, orar, orientar, faça isso.

Não se esqueça dos dízimos e ofertas, é voto e compromisso. Deus está observando sua fidelidade.

Esteja sempre envolvido com a obra de Deus, em comunhão com a igreja de Cristo.


4. Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do SENHOR.
(Salmos 116:17)

Existe uma diferença entre cantar e louvar. Louvar é adorar a Deus através de cânticos, e também através de sua vida!!!! Canta-se o que está armazenado no cérebro; porém, quando louvamos, revelamos o que encontra-se armazenado no coração.

Quando o salmista diz: "sacrifícios de louvor", ele fala sobre algo difícil, fala sobre renúncia, abstinência. Se não houvesse renúncia, não seria sacrifício .



Exemplos de Sacrifício:

Ir para o templo da igreja em dia de chuva forte, ou sol quente.

Ir ao templo mesmo enfrentando enfermidades e doenças...

Glorificar o nome do Senhor no Templo, mesmo consciente de dívidas a pagar no dia seguinte....

Deixar as visitas em casa, mas não faltar o culto ao Senhor.

Frequentar o Templo da Igreja de Jesus, mesmo que não tenha ar condicionado, e poltronas acolchoadas, porém, sabedor que Deus está ali.

Entre muitos outros exemplos.

5. Andarei perante a face do SENHOR na terra dos viventes. (Salmos 116:9)

Este versículo me faz pensar em temor. O crente fiel sabe que os olhos de Deus estão em toda parte. Andar perante a face do Senhor, é ser santo, não apenas na igreja. É ser santo em casa, no trabalho, sempre adorando a Deus, e lutando em batalhas espirituais inacabáveis na terra dos viventes. O crente mostra gratidão e fidelidade a Deus, quando anda em sua presença, não só na igreja, mas em toda a TERRA DOS VIVENTES.
Palavra & Restauração

Nenhum comentário: