"Passar das palavras aos atos é tudo uma questão de atitude!"

A Teologia do Jejum
Mt 6:16-18
Introdução
Falar de jejum dentro da atual conjuntura religiosa, pode parecer absurdo, um negócio desconexo, sem sentido... vivemos um período de tempo em que responsáveis por parcelas de serviços dentro do contexto obra de Deus vivem mais para comer do que para prestar reais cultos a Deus. São homens amantes de si mesmos. O ventre é mais “deus” do que o próprio Deus Todo-Poderoso. São finais de semanas recheados de carnes, etc. etc.
ENTÃO, falar de jejum é quase que pedir para ser linchado, rejeitado....JEJUM é uma portentosa arma do Céu para pregadores, ensinadores, pastores, etc.
Jejum = νηστεια = “jejum”, “abstinência”.Etimologia:Abstinência voluntária de comida.
Existem três tipos de jejum:
a) Jejum involuntário por falta de alimentação.
b) Jejum voluntário absoluto, imparcial – Dt 9:9. Dn 10:2-3.
Obs: Esse tipo de jejum, biblicamente, é o jejum normal.
c) Jejum voluntário parcial – Dn 1:1-12.
Entendendo MelhorA Doutrina do Jejum
O SER HUMANO é um tanque de água: 70% do corpo.TODOS OS DIAS, uma pessoa normal, mesmo alimentando-se, perde três litros de água.FISIOLOGICAMENTE, segundo dados científicos procedentes da ONU, uma pessoa pode resistir 40 dias sem alimentação sólida e apenas 3 dias sem ingestão de água. Pois, em 72 horas, ele perderá 13 litros de água naturalmente armazenada no corpo, o que o levará à morte física.
Exemplos bíblicos de Jejuns destacáveis
Jejum Imparcial, Absoluto
Grego: νηστεία δίκαιος, παντελήςnistía víkeos – pandelísHebraico: tzom obiektivi – muchlat
O Jejum absoluto de Esther: 3 dias – Et 4:16.O Jejum absoluto de Saulo: 3 dias – At 9:8-9.Moisés no Monte Horebe – 40 dias e 40 noites. Sustentado de modo sobrenatural por Deus, não comeu, e nem bebeu água. Dt 9:18. Ex 34:28.Elias, no Monte Horebe – 1 Reis 19:8.Vayyâqâmvayyo’khal (óchel= alimentação, comida) vayyishteh vayyêlekh bekhoach hâ’akhiylâh hahiy’ ‘arbâ`iymyom ve’arbâ`iym laylâh `adh har hâ’elohiym chorêbh
Jejum Parcial
Grego: νηστεια ετερόζηλος
Hebraico: tzom chelkí
Jejum Parcial é apenas uma restrição alimentar, e não abstenção total de alimentos. Logicamente, uma restrição alimentar com prudência.O mais destacado jejum parcial encontra-se na pessoa do Profeta Daniel.Dn. 1:12 “...dez dias...legumes a comer, e água a beber”. Versículo 15 “E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores; eles estavam mais gordos do que todos os mancebos que comiam porção do manjar do rei”.
15 (heb): No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei - umiqtsâth yâmiym `asârâh nir'âh mar'êyhem thobh ubheriy'êy bâsârmin-kâl-haylâdhiym hâ'okheliym 'êth pathbagh hammelekh.
Jejum: Uma Arma Espiritual
Que tipo de arma espiritual é o jejum? Arma espiritual de defesa e ataque.O Jejum genuinamente Bíblico pode ser chamado de “Adoração a Deus sem Palavras”.Nota: Antes de qualquer objetivo espiritual, o jejum precisa manifestar-se como um culto prestado a Deus. Um culto de quebrantamento – Um culto sacrificial.·
Nota: Cristo praticava e ensinava o Jejum (veja Mt. 6.16-18).
Notas Finais
1. O JEJUM BÍBLICO não pode ser confundido com o hábito de abstinência alimentar durante uma parte do dia. Repetimos: JEJUM é o culto do espírito, da alma e do corpo físico do crente. Um culto racional, consciente.
2. O JEJUM deve ser acompanhado de intensa consagração. É a consagração que validará o JEJUM. O jejum desprovido de consagração perde literalmente a validade.
3. JEJUM sem obediência à Palavra de Deus, aos olhos do Senhor, é sinônimo de fingimento:
Joel 2:13.
4. O JEJUM descrito por Deus precisa proceder de uma vida literalmente arrependida de seus erros e pecados, além de fazer-se acompanhado de sentimentos e lágrimas. Joel 2:12.
5. FINALMENTE: O JEJUM não substitui a oração, a santificação, a fidelidade, a Igreja....
Epílogo:
Não há na Bíblia Sagrada uma determinação explícita de Jesus para que os crentes jejuem. Entretanto, o Senhor Jesus ensina com a própria vida que, há ocasiões dentro do contexto da vida que, sem a presença do jejum, o crente perde batalhas. Jesus Cristo jejuava. Amém!
Leia outras mensagens www.enom.zip.net

Nenhum comentário: