"Passar das palavras aos atos é tudo uma questão de atitude!"

Preparados Para o Encontro

Preparados Para o Encontro

Texto Áureo: Mt 25:6 “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor; aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro”.

Escrito por Mateus cerca de 60 d.C

Introdução
O Capitulo 25 de Mateus trata-se da continuação do sermão profético pregado por Jesus no monte das Oliveiras. Esse sermão inicia-se no capitulo 24 e termina no capitulo 25.
Jesus expôs este sermão na ultima semana da sua estada em Jerusalém. No durante esta ultima semana ocorreu a sua entrada triunfal e purificação do templo, houve disputa com os judeus, censura aos escribas e fariseus, expôs o sermão profético e finalmente a trama para matá-lo, a ultima páscoa e o Getsêmani.
Todos estes acontecimentos ocorreram no auge do ministério messiânico de Jesus na Judéia, Peréia e Jerusalém.

Preparados Para o Encontro


Quando? Será em breve. A que horas? À meia noite, ou seja, num horário em que a maioria está despreocupada e descansando. Qual é a roupa? Traje nupcial, roupa de festa. Ec 9:8 “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça”.
No grego do Novo Testamento, “vestes brancas” Etimologicamente, significa: “proteção na justiça de Deus contra a nudez que envergonha”.
Vestes alvas, em Ec 9:8, é: Etimologia hb “Atos divinos na criatura crente em YhWh”.

v.1. Objetivo, alvo, atitude, ação – inicio da partida – Nota: A IGREJA DO SENHOR JÁ SAIU AO ENCONTRO DO NOIVO.
V2. Todos querem chegar ao local da festa, participar da cerimônia: negros, brancos, índios, ricos, pobres.
Dentre todos há dois grupos: loucos e prudentes. NOTA: há uma corrida e na pista os dois grupos estão disputando e a palavra nos revela quem vai ser o premiado .
V3. As loucas tiveram atitude de pegar somente as lâmpadas mas, elas rejeitaram o azeite <>, se contentaram com o pouquinho de azeite que estava queimando na lâmpada. / auto confiança
Acredito que elas acharam incômodo carregar vasilhas com azeite.
V4. Além das lâmpadas elas levaram azeite de reserva, ou seja, estavam preparadas para o inesperado. Preparar sig. Aprontar, arranjar, dispor com antecedência. / Predispor favoravelmente. / Estudar, organizar previamente. / Dar preparo a, ensinar.
V5. O casamento estava agendado. / eu creio que as prudentes foram se deitar confiantes, estavam preparadas para aguardar o noivo afinal tinha azeite de reserva – devem até dado conselho para as que não tinham para comprar. As loucas também foram deitar-se como conseguiram dormir.
As virgens loucas deixam de dar manutenção nas suas lâmpadas e vem cantar, pregar, trabalhar chega aqui num acontece nada porque ta sem unção e conseguem dormir tranqüilas.
As loucas – dormiram o sono da indolência / As prudentes – dormiram o sono do justo, estavam dormindo mais o coração estava velando. Ct 5:3 diz: “Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que estava batendo: Abre-me, irmã minha, amiga minha, pomba minha, minha imaculada”
V6. Mas a meia noite ouviu-se um clamor: aí vem o noivo sai-lhe ao encontro.

À MEIA NOITE
1. Em Ex 11:4 Deus anunciou a décima praga no Reino de Faraó, a morte dos primogênitos em terras egípcias.
2. Em Jz 16:3 Sansão arrancou os portais da cidade de Gaza, local do templo de Dagom.
3. Em Sl 119:62 O salmísta revelou levantar-se para dar Graças a Deus com louvores.
4. Em Mt 25:1-13 Jesus voltará. Sim! Ele voltará à meia-noite profética e as virgens prudentes subirão aos tabernáculos eternos, a caminho da eternidade futura com Deus. Ainda nesse horário espiritual, outras donzelas igualmente virgens, mas infiéis, marcharão à perdição eterna. Trata-se da marcha infernal pró-Satanás.
5. Em Mc 13:35 Jesus revela-SE como o Senhor da casa espiritual do crente. O Senhor que pode voltar no horário profético da meia-noite para acerto de compromissos com o mordomo da casa. És um mordomo fiel???? Então, aleluia!
6. Em Lc 11:5 O Senhor Jesus revela que nesse horário de natureza crítica poderemos ser acordados por amigos necessitados de pão. Tens pão em casa!!!!???? Não estou falando de pão natural. Tens ou não o pão da vida? Em nenhum outro lugar é possível encontrar pão à meia-noite. É quase impossível. Prostíbulos, casas de prostituição e bares poderão ser encontrados abertos. Padaria, NÃO!!!! Então, certamente, baterão na porta de sua casa. E aí????!!!!!! Vai deixar o pedinte com fome!? Já imaginastes alguma vez o que é alguém com fome à meia-noite?! Espero que tenhas pão em casa .
7. Em At 16:25 Paulo e Silas, presos, oravam e cantavam louvores quando o cárcere explodiu de forma miraculosa. Tens o hábito de louvar a Deus e orar à meia-noite? NÃO! Que lástima. Fazes parte de um povo que “canta” somente ao dia.
8. Em At 20:7 Paulo pregava a Palavra de Deus, quando o moço Êutico caiu da janela do templo e quebrou o pescoço, sendo, em seguida, ressuscitado pelo pregador daquela meia-noite, PAULO. E se o pregador não fosse o irmão Paulo, hem?! Cuidado, não durma. Podes cair da janela e, o que seria pior, o pregador pode não possuir a natureza do irmão Paulo!!!!!! Pior ainda é saber que há reuniões por aí que o sono é inevitável. Cuidado

V.7 Todas se levantaram e prepararam as suas lâmpadas. Aparentemente tudo certo para encontrarem com o noivo.
V.8 De repente as lâmpadas das loucas estava queimando a ultima gota de azeite / as lâmpadas estavam se apagando. Isso prova que o as lâmpadas ficaram acesas, funcionando, até aquele momento. / Prova de resistência. O pavio das lâmpadas das virgens loucas estava secos. Isso me faz lembrar de Sansão, o Espírito do Senhor já havia se retirado dele quando Dalila cortou seu cabelo. / Foram pedir azeite a pessoa errada o azeite não vem da fonte horizontal e sim da vertical <>.
V.9 Pra ter azeite é preciso pagar o preço.
V.10 Quando foram atrás dos vendedores o noivo veio. Nossa decisão tem que ser antecipada.

Muita gente deixa pra agir em cima da hora, pode ser que não dê tempo. O tempo é hoje, temos que correr em busca de abastecimento.

As loucas chegaram atrasadas, as portas já haviam sido fechadas! Que decepção!...
Epílogo
Estejamos preparados para o grande dia do Senhor. Ele virá repentinamente no dia e hora em que menos esperamos.
Preocupemo-nos em ter reserva de azeite, pode ser que o noivo demore a chegar.
Ponhamos em dia a manutenção das nossas lâmpadas.

Nenhum comentário: