"Passar das palavras aos atos é tudo uma questão de atitude!"

2 Reis 1
A vitória de Salomão

O segundo livro dos reis de Israel começa com a velhice do rei Davi.
Davi já idoso, experiente e sem condições de reinar devido a idade avançada... enfrenta a oposição do filho mais velho, Adonias, que se levanta e diz que reinaria em lugar de seu pai.
Mas a promessa de Deus, para ocupação do trono de Davi, era para Salomão.
Na lógica Adonias teria que reinar por ser o filho mais velho, mas Deus quebra protocolo e a seqüência das coisas por que Ele é Deus. Quando Ele determina algo na vida de alguém pode se levantar quem for mais a promessa vai ser cumprida.

Adonias primeiro: se auto proclamou rei.
Segundo: não tinha a aprovação de Deus
Terceiro: age contra a vontade de Deus

A família não sabia da traição

Adonias matou vacas, ovelhas...fez um churrascão, uma festa. Convidou alguns para participarem do banquete.
Mas o profeta que fala a verdade ele não chamou.
O filho de um dos melhores conselheiros de seu pai Davi também não chamou e nem chamou a Salomão seu irmão. É claro que ele jamais chamaria Salomão o anfitrião da promessa de Deus. Com certeza Adonias sabia que Salomão herdaria o trono por ordem divina. Ele não queria aceitar isso, para ele seria uma humilhação. Davi não sabia da armação de seu filho, Bete Seba também não, mas Deus não deixa ninguém enganado.

O profeta Nata fica sabendo do acontecimento e vai até a Bete Seba, conta-lhe tudo e lhe dá um conselho: “vai até o rei e solicita-lhe uma resposta para este problema” em outras palavras: “lança nos pés do rei a sua ansiedade, os seus problemas, as suas angustias...”

Bete Seba entrou no quarto do rei, quarto fala de intimidade, só entra na presença do rei quem tem intimidade com ele.
Bete Seba confiou no profeta e fez segundo o conselho dele. Depois ele fez o mesmo, chegou até ao rei expôs o mesmo problema.
Pessoas que sabem de nossos problemas e nos ajudam em oração são consideradas amigas, companheiras, isso é importante, é viver em união ajudando uns aos outros.
Ela entrou no quarto e se prostrou diante do rei.
Muitas vezes queremos pedir alguma coisa ao rei dos reis e nos achegamos a Ele de qualquer maneira. Aprendamos com Bete Seba. Há um salmo que diz: deleita-te também no Senhor e Ele concederá o que deseja o seu coração.
Ela detalhou todo o problema para o rei e disse: “os olhos de todo o Israel está sobre ti para que declaras quem se assentará sobre o trono do rei.”
A ultima palavra é do rei.
Adonias fez festa comemorando a vitória, mas o rei não estava presente para aprovar a sua atitude.

Bete seba recebeu do rei a resposta e se prostrou novamente diante do rei.
O rei Davi então chamou a sua presença o sacerdote Zadoque, o profeta Nata e Benaia para instruir-lhes sobre o procedimento da unção de seu filho Salomão a rei de Israel e Judá.
Sabe aquele momento em que te dá vontade de orar? É o rei te chamando para entrar na presença dele.
E só recebe instrução da parte de Deus quem o obedece ao chamado e se achega até a sua presença.
Salomão foi ungido rei, a promessa em sua vida se cumpriu. Aleluias!!!!
Não desanimemos diante das circunstancias. O nosso adversário pode até fazer festa comemorando a vitória, pode até parecer que estamos perdemos.
Mas nós somos mais que vencedores em Cristo Jesus!!!
Miss Flavia Bessoni

Nenhum comentário: